top of page
caioprudi

Conhecendo a realidade aumentada e suas aplicações

O que é?

A realidade aumentada é uma tecnologia relativamente recente que está em constante processo evolutivo. Ao contrário do que muitos pensam, a realidade aumentada e a realidade virtual são tecnologias diferentes. A aumentada se baseia na interação com projeções virtuais a partir de um meio físico. Já a realidade virtual cria um ambiente completamente digital e novo, sem interação com o mundo físico. Nesse post pretendo comentar sobre diversas questões envolvendo a realidade aumentada.


Funcionamento

Tecnicamente falando, a realidade aumentada funciona através de um software que, por meio de uma câmera, se transmite o conteúdo do que está sendo visto e através de um sistema de GPS, se exibe esse conteúdo exatamente no local que está sendo enquadrado pela câmera.


Aplicações

Muitas empresas já tem domínio dessa tecnologia seja no meio das ciências, arquitetura ou até mesmo jogos. Um exemplo famoso desse terceiro caso, é o o jogo Pokémon Go. A tecnologia permite que o jogador interaja com seres fictícios e totalmente digitais representados no mundo real através da câmera do celular.


Microsoft Hololens

Com exemplos de sucesso, a realidade aumentada continua evoluindo. A Microsoft desenvolveu o Hololens 2, trata-se de um óculos com um visor digital que permite que o usuário olhe para recursos reais e receba auxílio de um sistema holográfico gerado pelo visor.

Apesar de ser uma ferramenta impressionante, ainda tem espaço para melhoras no quesito do design. Acredito que como esses aparatos serão muito utilizados em um futuro próximo, é importante atenderem alguns fatores. A versão atual ainda é algo robusto e chamativo ao olhar dos outros. Dificilmente alguém poderia andar na rua com eles sem ter centenas de indivíduos observando de volta com certa estranheza.

Outra questão é a praticidade, um óculos é possível ser colocado e tirado rapidamente e guardado em um bolso ou pendurado na camisa já o Hololens, ou qualquer outro aparelho de realidade aumentada, é grande e pouco prático para ser manuseado.

Tendo essas questões em destaque, o designer poderia desenvolver algo leve, prático e dentro de um padrão estético já de conhecimento geral.


O perigo da propaganda

Outra novidade desse mundo é a criação de uma tecnologia para streaming utilizando volumetria 3d. Como já mencionei em um post anterior, a empresa Condense Reality desenvolveu um recurso que consegue transmitir um evento esportivo (nesse caso, o boxe) de forma tridimensional utilizando um óculos de realidade aumentada, como o próprio Hololens. Apesar de já manifestarem que a tecnologia é real, ainda se sabe muito pouco de seu funcionamento. Mesmo através de muita pesquisa não encontrei muita informação técnica de como a ferramenta trabalha, o que nos deixa reféns de uma forte campanha de marketing que muitas vezes pode ser precipitadamente enaltecida e, portanto, falsa.


Relação com Design e Expansão dos sentidos

A realidade aumentada está diretamente ligada com o design e a expansão dos sentidos. Por meio dela o usuário consegue interagir com um mundo completamente imersivo, trabalhando principalmente com os sentidos do tato e da visão. O design vai estar presente em diversos aspectos tendo relação direta no que está se vendo e no que se está usando. Ou seja, o designer vai atuar na estrutura do que é possível ser enxergado e, como no caso do Hololens, na forma concreta do produto. Para essas questões o profissional precisa analisar diversos conceitos de espaço, interatividade e ergonomia visando alcançar o melhor resultado possível.


Análise geral da realidade aumentada como estudante de design

Desenvolvendo uma reflexão como estudante de design, levanto algumas questões. Essa tecnologia é o presente e será o futuro então é muito importante que o profissional esteja sempre informado e se atualizando com as constantes mudanças que essa ferramenta traz. No desenvolvimento das diversas aplicações que a realidade aumentada pode ter, o designer tem que pensar fundamentalmente no usuário final, analisando suas necessidades e produzindo algo eficiente e verdadeiro buscando inovação, conforto e praticidade.




Bibliografia:

20 visualizações0 comentário

Bình luận


bottom of page