As tecnologias vestíveis são exploradas e idealizadas pelo ser humano há muito tempo. Podemos ver isso principalmente nas produções cinematográficas nas quais temos visões diferentes de futuros, desde robôs e carros voadores a fins apocalípticos e uma questão que é sempre muito debatida em qualquer um desses cenários é a forma como vamos nos vestir em relação a tecnologia da época.
Não precisamos ir muito longe pois muitas dessas tecnologias já estão entre nós. Temos relógios inteligentes que monitoram muitos detalhes da nossa saúde e vida, mochilas que funcionam como bateria para dispositivos eletrônicos, óculos de realidade virtual completamente imersivos, entre muitas outras.
Desenvolvemos essas ferramentas para trazer mais facilidade e conforto em nossas vidas, auxiliarmos ou ampliarmos no desempenho de nossos corpos e nos destacarmos em tendências de moda.
Mas até quando essas tecnologias vão ser uma opção de uso? Alguns debatem que talvez usá-las serão uma questão de nossa sobrevivência. Por exemplo, a forma como estamos poluindo o ar pode nos obrigar a utilizar máscaras específicas para respirarmos ou o avanço do aquecimento global nos obrigue a vestir roupas especiais para garantir nossa sobrevivência. Por conta disso, a medida que essas ferramentas avançam, temos que avaliar que futuro queremos para nós e para as futuras gerações para dessa forma não nos tornarmos escravos da tecnologia.
Comments